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A importância de criar um mascote ou personagem para sua empresa


Esse post destaca a importância de mascotes e personagens para a força de uma marca. Como empresas e produtos sobressaem diante dos seus concorrentes por impactarem o público através de carisma, empatia e estreitar um contato que parecia tão distante.


Criar um mascote ou personagem é importante para o negócio?

Pare! Pense um minuto em cinco marcas conhecidas (podem ser aquelas da infância mesmo).  Agora responda: quais dessas marcas tem um personagem icônico? Exato! Todas elas possuem um personagem marcante.

Mas se não lembrou de nenhum, lá vai uma ajuda:

Enxaguante bucal Cepacol? Gelatina Royal? Sucrilhos Kellogg’s? Achocolatado Quick? Aveia Quaker? Duracel?

Lembrou agora, certo?


O mascote compõe a identidade visual da marca ou produto. Segundo Donis A. Dondis em Síntaxe da linguagem visual: “toda forma visual concebível tem uma capacidade incomparável de informar o observador sobre si mesmo e seu próprio mundo, ou ainda sobre outros tempos e lugares, distantes e desconhecidos” e o personagem traz isso para o negócio, além de humanizar o torna atemporal.

Nunca ouvi falar de mascote…

Sabe aqueles bichinhos ou bonequinhos utilizados em comerciais, embalagens, letreiros, fachadas, etc? No mundo coorporativo eles são chamados de mascote.


Mascote ou personagem é o representante visual de uma marca. Ele transmite a ideia do negócio, valores e essência, fazendo isso de forma sutil e atraente. O público se encanta e associa rapidamente a marca ao mascote, transformando-o em um porta-voz, uma referência ao que a empresa oferece. A interação torna-se mais humanizada, especial e inesquecível.


Os mascotes podem ser inspirados em animais, objetos ou produtos, seres fantasiosos (aliens, monstros, vampiros, sereias) ou até mesmo baseados em pessoas. Eles são apresentados nas formas 2D ou 3D, porém isso será definido de acordo com a necessidade e propósito do negócio.


Por que utilizar é importante?

Mascotes criam vínculo com o público através da empatia, humor, inteligência, simpatia e carisma, além de ativar a memória de forma agradável e rápida. A imagem é uma comunicação visual, ou seja, não se limita apenas a um público específico, é responsável por expandir o alcance e interagir com o lúdico da audiência. A marca ganha mais forca e referencial ao utilizar mascote personalizado.

Veja outro exemplo, os times brasileiros de futebol mais famosos, todos possuem seus mascotes. Eles expressam a identidade do clube através de sutis informações, seja nos trajes, nas feições, nos acessórios… Eles contam a trajetória através dessas marcas, utilizam características que ganharam durante o tempo de vida do time para reforçar sua presença no futebol. E consequentemente esses mascotes estão em todos os materiais que o clube tem: uniformes, camisetas, canecas, copos, chaveiros e a lista é imensa…  


Alê Zampieri, diretor de criação da GLIV Design, ressalta que: “É importante um mascote ter carisma, personalidade e plena integração com o logo e identidade visual, pois despertará a atenção dos consumidores potenciais; lembrando que é essencial para reforçar e fixar o respectivo produto e/ou empresa se destacar ainda mais no mercado.”


Quais as vantagens da empresa ter seu próprio mascote?

Financeiramente: é um investimento único. Para utilizar a imagem de um terceiro, há necessidade de pagamento de taxas, fixação de contrato, licenças para aplicações e além do custo financeiro, esse processo demanda tempo e espera para a empresa; e geralmente há necessidade de renovações por determinado período.

Emocionalmente: é a marca com sua própria imagem, sentimento de singularidade com seu próprio mascote/personagem. Agrega qualidade e padronização, tornam o produto mais atrativo e a identidade única.

A utilização em todas as campanhas que envolvem a empresa: fachada, cartões, materiais de escritório (papel timbrado, cartões, envelopes, canetas), redes sociais, propagandas e promoções, brindes (camiseta, boné, chaveiro, botton, calendário, adesivo, copo e caneca), folders, banners e quaisquer materiais publicitários que haja interesse de tematizar.

Camila – Buffet Pik Total – Guarulhos/SP fala sobre a importância de ter um mascote:

“Ele faz os clientes identificarem nossa marca mais rápido, principalmente as crianças. Nós o utilizamos em tudo, da decoração do espaço interno ao material gráfico. Acho que a comunicação visual é a parte mais importante: “quem não é visto, não é lembrado!”. É um investimento super necessário… e o retorno vem do reconhecimento do público”





















A interação com o público flui naturalmente, torna a conexão genuína e a lembrança imutável… Durante as datas comemorativas, é possível ver novamente a humanização desses personagens ao se caracterizar, atraindo mais olhares, seja no carnaval, páscoa, festa junina, halloween, natal e até no ano novo.


E agora, para o público que gostaria de chamar mais a atenção, reflita: como quer que sua empresa ou produto seja lembrado?


Referências bibliográficas:

www.glivdesign.com.br


DONIS A., Dondis. Sintaxe da Linguagem Visual. Edição: 3ª. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

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Post realizado em parceria com o Buffet Mais, uma plataforma online completa para gerenciar seu negócio de eventos



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