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Por que minha empresa precisa de um logo personalizado?

Updated: Oct 30, 2019

Este post elucida de forma resumida e prática a necessidade da criação de um logo, e outros elementos que constroem a sua assinatura visual.



Todo mundo fala de logo, mas o que realmente é?


Logo ou Logotipo:

É composto de letras e números, e podem ser utilizadas tipografias existentes ou desenvolvida uma nova para aplicação específica. Uma marca, normalmente, utiliza o mesmo tipo de letra em seus produtos para manter sua identidade visual (e a intenção é que ela se mantenha exclusiva para aquela marca).


Símbolo ou logomarca:

É uma imagem ou conjunto de imagens atreladas a marca. Ele inclusive pode representar o nome da empresa sem estar na mesma aplicação que o logotipo.

Consegue pensar em alguma lanchonete com M amarelo? Um jacaré em uma camisa polo?

Humm… Agora imagine um super-herói que utiliza o morcego como seu símbolo… Todas essas associações foram relativamente fáceis, correto?! Este é o papel do símbolo para uma marca, essa aproximação com o consumidor, essa memória conquistada de forma sutil.

Não há regras definitivas para que toda marca utilize um símbolo, mas como componente visual, é um excelente aliado para fixar sua imagem. Sua utilização é viável em qualquer parte do mundo, mesmo porque, quebra qualquer barreira construída pela linguagem.


Assinatura visual:

Composta pelo logotipo e símbolo, a assinatura visual pode ser utilizada dessa forma, ou apenas com cada um dos elementos, alternando a ordem dos componentes,e que dependerá de sua aplicação e a intenção da marca, por exemplo.

De forma genérica, a assinatura visual é conhecida apenas como logo | logotipo ou logomarca. Contudo é indispensável fragmentar os conceitos acima, assim o cliente contribuirá com o designer e/ou estúdio de criação com mais detalhes para que o projeto de identidade visual da empresa esteja de acordo com o que foi idealizado em seus sonhos.


Qual retorno de ter meu próprio logo?

O logo é a assinatura da empresa, o primeiro impacto, e certamente será utilizado em um cartão de visita. Personalizar é indicar de maneira sutil suas características, preferências e a qualidade da marca, produto e/ou serviço. E, mesmo que indevidamente seja apropriado, nunca terá a mesma força e significado no mercado que tem em suas mãos, pois os pilares partiram apenas de uma base, a sua!

A construção de um logotipo vai além de uma imagem agradável. A necessidade de atrair os clientes de acordo com cada tipo de negócio é importante, desperta interesse, cria confiabilidade, gera um vínculo e consequentemente a fidelidade ao longo do tempo.

A tipografia, as cores e o(s) símbolo(s) devem ser estudados para aplicar de acordo com o perfil da empresa. Tipo de negócio, nicho de mercado, quais aplicações serão feitas e o público também são itens importantes. Este cuidado inicial proporcionará uma publicidade mais eficaz, assim como marketing e o destaque superior aos concorrentes.


Ah, mas faz tanta diferença?

Imagine-se selecionando alguns escritórios para fazer a contabilidade da sua empresa, encontrar dois cartões que recebeu há poucos dias, e faça uma análise rápida:


1ºCartão Apresentação mais descontraída, incluindo as letras impressas pouco legíveis, plano de fundo colorido, não há simetria, o logo e as demais informações não entram em harmonia.


2ºCartão Apresentação mais séria, simples e elegante, as letras são legíveis, a centralização parece adequada, o logo está equilibrado com as demais informações. A tonalidade não é cansativa.

Supondo que seja o primeiro contato com os dois escritórios, qual você selecionaria? Qual você acredita que estaria apto para cuidar dos documentos da empresa? Para manter a qualidade? Considerando que estamos falando de impostos, contas…etc.

A visão de profissionalismo transparece e causa impacto no primeiro momento. Um investimento profissional pode garantir retorno e crescimento significativo como mencionado anteriormente.

Todo logo tem uma história interessante escondida, existem várias teorias das marcas mais famosas do mundo, e todas elas com seu devido grau de complexidade. Pode-se dizer que algumas são muito mirabolantes, outras, no entanto são (simplesmente) encantadoras.

A criatividade, o aperfeiçoamento e a preparação para cuidar da imagem de um cliente são essenciais para dar força a marca, transparecendo a ideia de respeito e qualidade que o consumidor merece. E nessa hora vale pensar, se economizar ou investir menos com um serviço amador realmente é um bom negócio.

Qual nível você pretende atingir e qual imagem você apresenta para o mercado? O quanto isso é visível para seus clientes em potencial ao ponto de se destacar dos concorrentes? Agora conta pra gente: o seu logo representa sua história, seus sonhos, sua trajetória?


Referencia bibliográfica:

STRUNCK, Gilberto. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso.

Edição: 4ª. Rio de Janeiro: Rio Books, 2012.


www.glivdesign.com.br


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Logos / Identidade Visual / Criação de Personagens / Mascotes para Empresas

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